Filmes

Notícia

Star Wars deve deixar efeito sonoro clássico de fora das novas produções

Segundo o supervisor de edição de som, eles já têm um substituto para o grito Wilhelm

01.03.2018, às 17H08.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H45

O supervisor de edição de som Matthew Wood revelou, em entrevista ao ABC News, que a franquia Star Wars não deve mais usar o grito Wilhelm, efeito sonoro que voltou a ser popular no cinema após Uma Nova Esperança.

"Estamos deixando o passado morrer, como diria Kylo Ren. Começamos a usar outro tipo de grito que gostamos mais. Ele apareceu nesse filme, em Rogue One e em outros filmes que não são relacionados a Star Wars. É nossa pequena marca registrada. Vamos deixar ele aparecer em outros filmes antes falarmos sobre o que ele é."

O efeito leva o nome Wilhelm porque no western Investida de Bárbaros, de 1953, há uma cena o grito característico foi ouvido quando o personagem de Ralph Brooks, Wilhelm, leva uma flecha no joelho. Porém esta não foi a primeira vez que o som foi usado. Pesquisando efeitos para a franquia, o designer de som Ben Burtt encontrou-o num western de 1951, com Sheb Wooley.

Confira algumas vezes em que o efeito apareceu em Star Wars:

Sem título revelado até o momento, o Episódio IX de Star Wars chega aos cinemas em 20 de dezembro de 2019.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.