A disputa jurídica pelos direitos sobre Superman - entre herdeiros dos criadores Jerry Siegel e Joe Shuster e a DC Comics/Warner Bros. - continua a passos de lesma. E na semana passada, a lesma se arrastou mais um centímetro, para o lado da DC.
Superman
De acordo com o site ICV2, o juiz Otis D. Wright II permitiu que a DC seguisse com o processo que move contra Marc Toberoff, advogado da família Siegel. A DC processou-o por ter "envenenado" a relação entre os Siegel e a editora, e possivelmente porque o processo resulte em Toberoff ficar com a maior fatia dos direitos autorais sobre Superman. Ou seja, ele estaria advogando em causa própria.
Toberoff contra-atacou com um dispositivo legal que vale no estado da Califórnia, contra intimidações de acusados. O juiz, porém, decidiu que este dispositivo não vale para o caso, autorizando que a DC processe Toberoff.
Já é a segunda vez que o advogado perde contra a DC: no início do ano, outro juiz autorizou que a empresa utilizasse documentos roubados do escritório de Toberoff.
O processo deve estender-se até 2013, ano a partir do qual a herdeira de Siegel exige controle total sobre as primeiras histórias do Superman.
O processo pelos direitos de Superman
2011
Briga pelos direitos pode resultar em dois filmes distintos
2010
- Advogado processa advogado em novo passo no julgamento pelos direitos de Superman
- Warner abre processo contra advogado de herdeiras do criador do Superman
- Warner contrata mais um advogado em disputa pelos direitos sobre Superman
2009
- Herdeiras do criador de Superman têm vitória no tribunal contra DC/Warner Bros.
- Warner Bros. ganha vantagem contra as herdeiras do criador de Superman
- DC ressuscita herói em meio a batalha judicial incerta
2008
2007
2006
2005