Serj Tankian, um dos vocalistas do System of a Down, publicou hoje, dia 13, uma longa declaração sobre a falta de um novo álbum da banda.
No texto, o músico se diz pessoalmente responsável pelo hiato da banda, anunciado em 2006. Com o último álbum duplo, Mezmerize/Hypnotize, lançado em 2005, a banda é frequentemente questionada sobre o status de novas gravações. Sobre isso, Tankian disse ter diversos motivos para não se reunir, separando as razões em aspectos artísticos, financeiros e pessoais.
Ele diz ter se separado em 2006 para perseguir uma carreira solo e ainda diz que, na época, divisões de lucro na banda não eram justas: "Daron [Malakian] controlava o processo criativo e arrecadava a maior parte do dinheiro, além de querer ser o único na imprensa".
Ele ainda diz que não estava confortável já em 2005: "Eu queria deixar a banda antes do Mezmerize/Hypnotize. É por isso que não me sinto pessoalmente envolvido com estes álbuns. Existiam músicas que eu gostaria de ter gravado, mas fui barrado por promessas falsas e por minha própria passividade na época".
Tankian continua, dizendo que tentou reconectar com a banda "há uns 2 anos", com uma proposta de trabalho mais igualitária, com liberdade criativa para todos, divisão igual de lucros, e maior autoridade sobre as criações de cada um: "No fim das contas, eu tive que traçar uma linha porque eu sei que nunca conseguiria ser feliz retornando do jeito que as coisas eram. E como nenhum de nós conseguiu chegar a um consenso, decidimos deixar a ideia de fazer um novo álbum de lado, por enquanto".
Ele conclui: "Meu único arrependimento é ter sido incapaz de lhes dar um novo álbum do SOAD. Eu peço desculpas".
Daron Malakian lançará um novo álbum com sua banda paralela, Scars On Broadway. Dictator tem lançamento previsto para 20 de julho - saiba mais.