Stephen King nunca pensou sobre como seria uma adaptação cinematográfica de A Torre Negra. Para ele, como contou em entrevista ao Collider, sequer parecia material para um filme. Hoje, com o longa homônimo para estrear, ele afirmou que talvez os fãs mais puristas dos livros não gostem da produção.
"Tiveram momentos em que as pessoas demonstraram interesse nele, mas sempre iam embora. O interesse pareceu voltar quando Peter Jackson teve sucesso com os filmes de O Senhor dos Aneis e eu pensei talvez, mas nunca pareceu uma ideia de filme para mim. Era complexo e longo. Eles fizeram um trabalho incrível contando uma história coerente e que tem muitos elementos de A Torre Negra. O purista pode não gostar, mas não posso dizer com certeza porque o filme não começa onde os livros começam. Akiva Goldsman, que escreveu o roteiro, pegou o que parecia mais acessível e coisas mais relacionadas ao relacionamento humano entre Roland e o menino. E eles têm uma química incrível e isso aparece na tela. Eles tiveram que tomar algumas decisões, algumas delas relacionadas a contar uma história que o público geral vai entender."
O autor também comentou a escalação de Idris Elba para o papel de Pistoleiro que, na época, gerou bastante polêmica. "Eu não me importava com a cor dele, desde que ele comandasse a tela e atirasse reto, não faria diferença nenhuma para mim. Porque se estou escrevendo um personagem, estou por detrás dos olhos dele. A não ser que eles se olhem no espelho, não vejo a aparência deles. Por que um cara negro não poderia fazer o papel?"
O elenco de A Torre Negra tem Idris Elba como Roland, o Pistoleiro, Tom Taylor como Jake Chambers e Matthew McConaughey como Walter Padick, o Homem de Preto. Ron Howard produz o filme e Akiva Goldsman e Jeff Pinkner cuidam do roteiro. A direção é de Nikolaj Arcel, que também colabora com o roteiro baseado na obra de Stephen King.
Na história, o Pistoleiro - que busca a lendária Torre Negra há anos - encontra o menino Jake, cujos poderes especiais começam a se manifestar do nada, e descobre que o Homem de Preto está maquinando um esquema para destruir os mundos de ambos protagonistas.