Quando diz que as sequências de Avatar se passarão parcialmente em mundos submersos, James Cameron não está brincando. Segundo o produtor Jon Landau, o cineasta pretende até levar a tecnologia de captura de movimentos para debaixo d'água.
avatar
Durante o evento NAB Technology Summit on Cinema neste domingo, Landau comentou: "Depois do final de Avatar nós mantivemos uma equipe de artistas digitais trabalhando em testes de captura de movimento submarina. Nós podemos simular água em computação gráfica, mas não conseguimos simular a experiência do ator, por isso vamos fazer o processo de captura dentro de um tanque".
[Atualizado com Omelete Hyperdrive sobre o assunto]
"Queremos tomar vantagem da tecnologia que as pessoas estão aprimorando por aí, para tornar os dois próximos filmes mais emocionantes e visualmente arrebatadores, e então finalizar o arco dramático de nossos dois protagonistas", finaliza Landau, provavelmente em referência aos personagens de Sam Worthington e Zoë Saldana.
Os oceanos são uma fixação de Cameron. Além de mergulhar em expedições - como aquela que desceu até o ponto mais fundo do planeta - o diretor já desenvolveu tecnologias de computação gráfica para emular os mares, em O Segredo do Abismo (1989) e Titanic (1997).
Cameron mora na Nova Zelândia enquanto prepara a pré-produção de Avatar 2 e 3. Atualmente o diretor não confirma se seguirá a previsão de filmar ainda em 2013. Os longas serão produzidos simultaneamente.
Comentamos os novos Avatar no Omelete Hyperdrive: