Jack Black anunciou o cancelamento da turnê do Tenacious D após a controversa declaração de seu colega de banda, Kyle Glass, durante um show em Sydney (Austrália), sobre o atentado contra o candidato à presidência dos EUA Donald Trump.
Durante a apresentação, Black surgiu com um bolo para Glass, que estava comemorando 64 anos naquele dia. Quando o colega de banda ia soprar as velinhas, Black pediu para que ele fizesse um pédido, ao que Glass respondeu: "Não erre o Trump na próxima vez".
A piada começou a circular nas redes sociais através de vídeos gravados por fãs no show, que aconteceu no dia seguinte à tentativa de assassinato contra Trump durante um comício em Butler, Pensilvânia (EUA). O candidato foi atingido de raspão na orelha, mas está recuperado.
Em nova declaração no Instagram, Jack Black escreveu: "Eu fui pego de surpresa pelo que foi dito no show do último domingo. Quero deixar claro que nunca apoiaria discursos de ódio, e não encorajo violência política de nenhuma forma. Após muito refletir, decidi que não seria apropriado continuar com a turnê do Tenacious D, e todos os futuros planos criativos com a banda serão colocados em espera. Me sinto grato aos fãs por seu apoio e compreensão".
O próprio Glass, enquanto isso, postou uma declaração de desculpas em suas redes: "A piada que eu improvisei no palco em Sydney, na noite do domingo, foi altamente inapropriada, perigosa e equivocada. Eu não apoio nenhum tipo de violência, contra ninguém. O que aconteceu [com Trump] foi uma tragédia, e sinto muito pelo meu lapso terrível de julgamento. Eu peço desculpas àqueles que decepcionei, e me arrependo de toda a dor que causei".
Informações sobre retorno de ingressos e reembolsos da turnê do Tenacious D serão divulgadas em breve.