Artistas como Taylor Swift, Harry Styles, Drake e Bob Dylan tiveram suas músicas removidas do TikTok nesta quinta (1º). A plataforma de vídeos tomou a atitude após não entrar em um acordo com a Universal Music Group para renovar o licenciamento.
A remoção ocorre logo após o fim do antigo acordo, que expirou ontem (31). Recentemente, a Universal Music acusou o TikTok de tentar intimidar a empresa para firmar um acordo de valor inferior ao anterior – e alegou que a plataforma não estava disposta a abordar questões de Inteligência Artificial e pirataria.
Em comunicado, o TikTok criticou "a falsa narrativa e retórica da Universal" e disse que é "triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado sua própria ganância acima dos interesses de seus artistas e compositores."
Sem o acordo, todos os artistas com contratos com a UMG foram retirados do catálogo da plataforma e todos os vídeos que contenham músicas licenciadas pela Universal serão silenciados. Se as empresas não conseguirem chegar a um novo acordo em breve, o TikTok será forçado a retirar também o conteúdo licenciado do catálogo do Universal Music Publishing Group.
Além dos artistas citados, nomes que também fazem parte do UMG e tiveram músicas removidas são Bad Bunny, Sting, The Weeknd, Alicia Keys, SZA, Steve Lacy, Billie Eilish, Kendrick Lamar, Rosalía, Ariana Grande, Justin Bieber, Adele, U2, Elton John, Coldplay, Pearl Jam, Bob Dylan e Post Malone.