Os indicados ao Oscar foram anunciados hoje, dia 22 (veja a lista completa), e enquanto grande parte das categorias estão formadas por nomeações já esperadas, existem algumas menções que valem ser citadas entre reais surpresas da Academia.
Confira abaixo:
Pantera Negra como melhor filme
Apesar de todo o buzz que o filme gerou desde a sua estreia, Pantera Negra surpreendeu ao ser indicado como melhor filme no Oscar de 2019 por ter sido o primeiro filme de herói na história da Academia a concorrer na categoria principal. O longa de Ryan Coogler ainda foi indicado em categorias grandes como trilha sonora, design de produção e figurino.
Han Solo - Uma História Star Wars indicado
Enquanto Vingadores: Guerra Infinita não surpreendeu ninguém na lista de indicados para melhores efeitos visuais, existe um nome realmente inesperado na lista. Um dos filmes mais criticados do ano passado, Han Solo - Uma História Star Wars, agora pode usar o título de "indicado ao Oscar".
Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível em efeitos visuais
Por falar em efeitos visuais, outro inesperado na lista é Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível, principalmente pela ausência do filme nas maiores premiações que antecedem o Oscar.
Marina de Tavira como atriz coadjuvante
Marina de Tavira, a atriz coadjuvante de Roma, também estava esnobada nas premiações anteriores, o que gerou uma boa surpresa quando foi anunciada entre as indicadas de melhor atriz coadjuvante.
A Balada de Buster Scruggs com três nomeações
O filme dos irmãos Coen, A Balada de Buster Scruggs, apareceu em diversas categorias, e não foram pequenas. O longa da Netflix, que foi exibido em apenas seletos cinemas para se qualificar ao Oscar, acabou nomeado como melhor roteiro adaptado, melhor canção e melhor figurino.
Guerra Fria nas maiores categorias
Guerra Fria já chamou atenção das premiações anteriores e tinha uma indicação garantida como melhor filme estrangeiro. Mas a grande surpresa de hoje aconteceu no anúncio de melhor diretor, quando Paweł Pawlikowski foi indicado e Bradley Cooper, indicado em todas as premiações anteriores, ficou de fora. Guerra Fria ainda foi nomeado em uma grande categoria, como melhor fotografia.