HQ/Livros

Notícia

Conrad prepara edição de luxo da biografia em quadrinhos de Che Guevara

HQ relembra os 40 anos do assassinato do guerrilheiro

15.10.2008, às 00H00.
Atualizada em 06.11.2016, ÀS 16H05

Uma das HQs mais importantes da história dos quadrinhos latino-americanos finalmente ganhará sua versão brasileira: Che, a biografia de Ernesto Guevara pelo argentino Hector Oesterheld e os desenhistas uruguaios, pai e filho, Alberto e Enrique Breccia, que a Conrad publicará em novembro.

Che

Che, edição original

Importante porque, além de ser uma belíssima graphic novel, foi lançada originalmente em 1968, poucos meses após a morte do guerrilheiro mais famoso das Américas, e representou a morte de um de seus autores - o roteirista Oesterheld, também criador do famoso personagem Eternauta, foi "desaparecido" pela ditadura militar argentina em 1977 por conta de seus quadrinhos com engajamento político.

Che, a HQ, foi proibida em 1973 na Argentina. O desenhista Alberto Breccia enterrou um exemplar, que só buscou após a estabilidade política chegar à Argentina e ao Uruguai. Foi a partir deste exemplar que o material pôde ser republicado.

A Conrad promete uma edição de luxo, com 96 páginas e capa dura. A previsão de lançamento é para o fim de novembro. A HQ relembra os 40 anos do assassinato do herói latino-americano e ainda prepara o terreno para o lançamento de sua cinebiografia, em fevereiro.