Kirstie Alley, atriz conhecida por seu trabalho na série Cheers e em comédias como Olha Quem Está Falando, morreu aos 71 anos, após enfrentar um câncer de cólon.
A morte foi noticiada nesta segunda-feira (5), nas redes sociais da atriz, por meio de uma declaração assinada pelos filhos de Alley.
"A todos os nossos amigos, ao redor do mundo, lamentamos informar que nossa mãe incrível, forte e amorosa morreu após uma batalha contra um câncer, descoberto recentemente", diz o comunicado. "Ela estava cercada de familiares próximos e lutou com muita força, deixando-nos com a certeza de sua alegria infinita. Ela foi uma mãe e avó tão icônica quanto foi nas telas".
O primeiro papel de destaque da atriz veio com o filme Jornada nas Estrelas II - A Ira de Khan, em 1982, mas ela teve seu grande reconhecimento com Cheers (1987-1993), que lhe renderia um Emmy e um Globo de Ouro nos anos 1990. Em 1994, ela levou seu segundo Emmy, pelo telefilme David's Mother. Ao todo, ela concorreu oito vezes ao "Oscar da TV".
Ela também fez sucesso com a franquia iniciada em Olha Quem Está Falando (1989), no qual contracenou com John Travolta. O ator, inclusive, usou as redes sociais para lamentar a morte da amiga. "Kirstie foi um dos relacionamentos mais especiais que já tive. Eu te amo, Kirstie. Sei que nos veremos de novo", escreveu ele.
Outros trabalhos notáveis de Alley foram o filme As Namoradas do Papai (1995) e a série Veronica's Closet (1997-2000), que era assinada por David Crane e Martha Kauffman, os criadores de Friends. Entre seus últimos papéis, destacam-se participações nas séries Scream Queens e The Goldbergs -- esta última, em 2019.
A atriz deixa dois filhos, William e Lillie.