Terminou neste sábado (17) o 52o Festival de Cinema de Gramado. Foi um ano de muitos desafios para o festival, devido às chuvas que assolaram o estado do Rio Grande do Sul no início do ano - mas a realização do evento, aliada à programação diversa e de qualidade reunida pelos organizadores, mostrou a resiliência de um dos maiores festivais brasileiros.
O Omelete esteve por lá, e assistimos aos sete filmes da competição de longas brasileiros, além de mais duas sessões especiais de estreia, na abertura e no encerramento do festival. Abaixo, listamos os cinco melhores filmes dessa lista - fique de olho neles!
5. Motel Destino
Definido pelo próprio diretor como um thriller erótico, o filme acompanha a tragetória de um capanga do tráfico que quer fugir do mundo do crime e busca refúgio em um motel 24 horas. Apesar de sua temática de violência, o longa é um grande ensaio sobre libertação sexual e quebra de tabus, permeado por uma estética pop e com algumas pitadas de mistério. Confira a crítica completa.
4. Virgínia e Adelaide
Conta a história de duas mulheres muito importantes para o nascimento da psicanálise no Brasil, também traçando paralelos entre o Holocausto e a escravidão. O filme é um prato cheio para os fãs, e pacientes, da psicanálise, o nosso próprio Estrelas Além do Tempo.
3. Oeste Outra Vez
Vencedor dos prêmios de melhor filme, melhor fotografia e melhor ator coadjuvante, esse é, sem dúvida, o filme mais bonito do festival. A narrativa se dá quando dois homens se juram de morte por estarem atrás da mesma mulher, então se vêem sozinhos por não saberem lidar com a própria brutalidade e masculinidade tóxica. O filme é bastante contemplativo e, por vezes, pode parecer arrastado, mas carrega uma bela mensagem e interpretações geniais de Ângelo Antônio (Dois Filhos de Francisco), Daniel Porpino (Cangaço Novo) e Rodger Rogério (Bacurau).
2. Barba Ensopada de Sangue
Baseado no livro homônimo, o filme conta a história de um rapaz que procura se conectar com o avô, que nunca conheceu, ao receber sua antiga casa como herança. O que ele não sabe é que o avô era um pária da cidade e ele verá a história se repetir com ele. O novo thriller de Aly Muritiba mostra uma parte do Brasil que não costumamos ver retratada no cinema com atuações incríveis de Gabriel Leone e Thainá Duarte.
1. Estômago 2: O Poderoso Chef
Sequência divertidíssima do amado clássico contemporâneo, Estômago 2 é um filme de máfia que se divide em dois cenários: um restaurante na Sicília e uma prisão no Brasil. O filme foi o maior vencedor do festival (com 5 Kikitos) e impressiona pela produção repleta de cenas de ação e culinária aprimorada. Confira a crítica completa.