Sam Elliott foi sexista ao chamar Ataque dos Cães de "m*rda", diz diretora

Créditos da imagem: Jane Campion (Reprodução/Twitter/TPOTD)

Filmes

Notícia

Sam Elliott foi sexista ao chamar Ataque dos Cães de "m*rda", diz diretora

Jane Campion rebateu ofensa de ator ao longa indicado a 12 categorias do Oscar

Omelete
3 min de leitura
14.03.2022, às 11H54.
Atualizada em 10.04.2022, ÀS 17H08

Jane Campion, diretora de Ataque dos Cães, rebateu as duras críticas de Sam Elliott ao filme, que concorre a 12 estatuetas do Oscar. Ele afirmou que o longa com mais indicações à premiação máxima do cinema era um "pedaço de m*rda. Ela devolveu a ofensa chamando o ator de "desgraçado" e avaliou o comentário como "sexista".

"Acho que Sam foi... como posso dizer? Desculpe, ele estava sendo um pouco D-E-S-G-R-A-Ç-A-D-O". Ele não é um cowboy, é um ator. O Velho Oeste é um espaço mítico onde há muita variedade", disse Campion à Variety, durante o DGA Awards 2022, do qual saiu vencedora.

Campion apontou machismo nas declarações de Elliott: "Acho que é um pouco sexista. Quando você pensa na quantidade incrível de faroestes feitos na Espanha pelo [diretor] Sergio Leone. Acho que ele pensa em mim como uma mulher ou algo menor, e eu não concordo com isso".

Elliott chamou Ataque dos Cães de "pedaço de m*rda" durante sua participação no podcast WTF with Marc Maron (via Vanity Fair).

Enquanto fazia comentários sobre o que ele chamou de "a evisceração do mito americano", ele comparou os cowboys do filme a dançarinos que estariam correndo o tempo todo sem camisa e se mostrou descontente com as "alusões à homossexualidade", um tema central não apenas de Ataque dos Cães, como da obra no qual é baseado, escrita por Thomas Savage em 1967. Isso porque o personagem de Benedict Cumberbatch, a figura do macho man da história, esconde que é gay.

Elliott também criticou o fato de ser Jane Campion, uma mulher neozelandesa, quem está à frente do longa. "Ela é uma diretora brilhante. Adoro seus trabalhos anteriores. Mas que c*ralhos essa mulher de lá debaixo, da Nova Zelândia, sabe do Oeste Americano? E por que c*ralhos ela roda esse filme na Nova Zelândia, chama de Montana e diz 'é assim que era'?".

O ator ainda criticou a ausência de cenas de Cumberbatch cavalgando. "Onde está o faroeste nesse faroeste? Levei isso para o pessoal, amigo".

Netflix respondeu Elliott de um jeito sutil e conciso, compartilhando justamente um diálogo de Ataque dos Cães, no qual a personagem de Kirsten Dunst diz: "Ele é só um homem. Só mais um homem".

Indicado a 12 estatuetas do Oscar, entre as quais Melhor Filme e Melhor Direção para Jane Campion, Ataque dos Cães está disponível na Netflix. O filme foi o grande vencedor do Critics Choice Awards e do BAFTA, o Oscar britânico.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.