Em um feito sem precedentes na última década, uma HQ conseguiu chegar ao topo das mais vendidas nos EUA por dois meses consecutivos - e com números espetaculares. É Amazing Spider-Man #583, a já famosa "edição Obama", que se distanciou mais 140 mil exemplares, em fevereiro, como o gibi mais vendido do século. Os cálculos são da ICV2, que registra vendas de quadrinhos nos EUA a partir dos pedidos à distribuidora Diamond Comics.
A edição já foi reimpressa quatro vezes. A quarta e a quinta versão são as responsáveis pelas vendas de fevereiro. A Marvel começa o ano enchendo os cofres na sua divisão de quadrinhos. Será que a Panini - que publicou a história em Homem-Aranha #87, na semana passada - teve o mesmo resultado? A editora até o momento não deu retorno ao Omelete sobre a questão.
obama
Com o fenômeno Obama agitando os quadrinhos, o grande lançamento do mês acabou ficando em segundo lugar: a edição de Batman escrita por Neil Gaiman, que ultrapassou a linha dos 100 mil pedidos. Seguindo-se a ela, há as "edições-evento" do mês: New Avengers #50, Thor #600 e Dark Avengers #2. A Marvel ficou com oito posições do Top 10.
Nas coletâneas e graphic novels, outro "repetente": Watchmen, é óbvio, está no topo, com 12 mil pedidos. Vale lembrar que a Diamond distribui apenas para comic shops, e os pedidos para outras livrarias não estão contabilizados. Watchmen, portanto, vendeu muito mais nos últimos meses - tanto que, na semana de lançamento do filme, estava no topo da seção de livros da Amazon, referência internacional para best-sellers.
Ainda nas coletâneas e graphic novels, vale mencionar Batman: R.I.P., que reúne a comentada série de histórias de Grant Morrison, o volume 5 de Scott Pilgrim (que ainda vende timidamente, mas vai vender muito quando o filme estiver para sair) e All-Star Superman vol. 2, com mais Grant Morrison fazendo bonito e vendendo bem para a DC.
Nas fatias de mercado, a Marvel ficou com 47,83% em unidades vendidas contra 28,27% da DC. Em arrecadação, foram 44,7% da Marvel contra 26,83% da DC. Com o "efeito Obama", as vendas de HQs caíram apeans 2% em relação a fevereiro do ano passado, enquanto as vendas de coletâneas e graphic novels tiveram uma queda mais significativa: 9%.
Confira as 300 séries e as 300 graphic novels ou coletâneas mais pedidos em janeiro nos EUA.