James Cameron ainda acredita no poder do 3D. Em conversa com a BBC (via Playlist), o diretor deixou claro que mantém sua fé no futuro do formato: "Para mim, é absolutamente inevitável que o entretenimento será em 3D, que eventualmente tudo será em 3D, pois é assim que vemos o mundo".
James Cameron
Cameron argumenta ainda que os últimos Oscars de Melhor Fotografia, com exceção de A Origem, foram para filmes em 3D: Avatar, Hugo e As Aventuras de Pi e que, mesmo com algumas conversões sofríveis, a tecnologia e o desejo do consumidor pelo 3D vão colaborar cada vez mais para o aperfeiçoamento do formato.
Apesar do otimismo de Cameron, porém, as vendas de ingressos em 3D diminuíram nos EUA, representando menos da metade da bilheteria de lançamentos como Turbo (25% do total arrecadado), Universidade Monstros (31%) e Guerra Mundial Z (34%). É fora dos Estados Unidos que o formato continua com força, somando até 90% dos ingressos vendidos na China e na Rússia.
Cameron atualmente prepara a pré-produção dos três filmes que formarão a quadrilogia Avatar - leia mais. Por enquanto sabe-se apenas que as continuações explorarão o universo submarino, o que deve representar uma boa oportunidade para o diretor inovar no uso do formato 3D.
Leia mais sobre James Cameron