Música

Artigo

Taylor Swift esboça álbum agressivo mas acima de tudo esperto

Primeiros singles de Reputation aliam barracos e sarcasmos

12.09.2017, às 17H12.
Atualizada em 13.09.2017, ÀS 03H01

O próximo álbum de Taylor Swift ainda vai demorar 2 meses para ser lançado, mas todo o hype só aumenta à medida em que a cantora solta mais um novo single, e uma polêmica se acumula à anterior.

Na faixa "Look What You Made Me Do", ela declara que a velha Taylor Swift está morta, e tudo indica que o resto do álbum, intitulado Reputation, vai ser dedicado a essa questão da persona pública, que traz consigo discussões tanto privadas quanto midiáticas com outras personalidades. Se para cada ação existe uma reação igual e contrária, é isso que ela faz questão de deixar claro aqui: se o mundo me trata de certa forma, eu vou rebater à altura.

O batom mais escuro reflete a personalidade da "nova" Taylor Swift: sombria, mais amarga e pronta para combater milhares de haters. "I got smarter", ela canta cheia de orgulho, como se o trabalho novo servisse para exorcizar todas as reprovações que enfrenta, mesmo depois do sucesso de "Shake It Off", o hit absoluto do disco anterior. A auto-afirmação agora só fica mais agressiva. Taylor parece usar o mimimi alheio a seu favor para arejar seu estilo com mudanças sarcásticas que, na verdade, não são tão profundas assim: ela se mostra rancorosa mas não deixa de se divertir com isso.

Musicalmente, o single funciona como um teaser (no sentido literal do termo "provocação") do que vem por aí, mas sem revelar muita coisa. A ponte para o refrão faz você pensar que um estouro vai acontecer, mas nem isso Swift quis entregar ainda. Não dá pra saber se o paralelo foi intencional, mas funciona perfeitamente como parte da estratégia para deixar todo mundo roendo as unhas de ansiedade para Reputation. As imagens de serpentes que antecediam o single nas redes da cantora prometem, afinal, mais veneno.

Dias atrás foi a vez de "Ready For It", o segundo single, ser divulgado. Mais interessante na sonoridade que a primeira, começa agressiva com um baixo superdistorcido, criando um clima de confronto e provocação. A melodia é quase gangsta e vem embalada por um refrão que explode numa dance music onde se revela um falsete muito bonito de Swift. A batida é forte e incisiva, cheia de firulas eletrônicas perfeitas para fazer seu fone de ouvido tremer. Liricamente, a faixa é ácida e cheia de metáforas duvidosas sobre estar no comando, usando assassinos e fantasmas e prisões.

Para alimentar ainda mais tantas mensagens de enfrentamento, a capa de Reputation também não poderia ser mais simbólica: a cantora olhando para frente, desafiadora como a menina na estátua de Wall Street, cercada por várias notícias de jornal, mostrando ao mesmo tempo que é o centro das atenções e que está confrontando essas opiniões "velhas e mofadas" como um papel de jornal antigo.

Reputation será lançado oficialmente no dia 10 de novembro.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.