Mais do que premiar o melhor do cinema no último ano, a 92ª cerimônia do Oscar rendeu momentos emocionantes e ótimas piadas. Se você não acompanhou as três horas e meia de premiação, fique tranquilo. A seguir, reunimos os melhores momentos da premiação:
A 92ª edição do Oscar aconteceu neste domingo (9) em Los Angeles e Parasita foi o grande vencedor com quatro prêmios, incluindo o de Melhor Filme - veja a lista completa de vencedores.A cobertura completa você confere no Omelete: no site, nas redes sociais (Twitter, Instagram e Facebook) e no Youtube.
- Oscar explicado: entenda as categorias técnicas da premiação
- Leia as críticas e saiba onde assistir os indicados ao Oscar 2020
- Acompanhe aqui os comentários ao vivo e conheça os vencedores do Oscar 2020
Abertura com Janelle Monáe
Watch @JanelleMonae kick off the #Oscars with "Won't You Be My Neighbor?" https://t.co/xRQSHrCzeE pic.twitter.com/qYT0GmdStq
— The Hollywood Reporter (@THR) February 10, 2020
A noite começou com uma apresentação poderosa de Janelle Monáe. Primeiro, a cantora e atriz apareceu vestida como Mr. Rogers, personagem de Tom Hanks em Um Lindo Dia na Vizinhança, e continuou com o número musical repleto de referências a grandes produções, como Nós, Midsommar e Coringa. A performance ainda teve a participação de Billy Porter cantando "I'm Still Standing", de Elton John.
Monólogo de abertura de Steve Martin e Chris Rock
#Oscars Moment: The presenter duo we never knew we needed. @SteveMartinToGo and @chrisrock pic.twitter.com/9rF349pCwA
— The Academy (@TheAcademy) February 10, 2020
A cerimônia não teve um apresentador principal, mas isso não quer dizer que o público ficou sem um monólogo de abertura. Os comediantes Steve Martin e Chris Rock subiram ao palco e alternaram o tom das piadas entre o ácido e o brincalhão. Se a dupla zoou o diretor a duração de O Irlandês, eles também usaram o palco para criticar a falta de representatividade na cerimônia com sua tradicional ironia.
Parasita como grande vencedor
Para a surpresa de todos, Parasita saiu como o grande vencedor da noite. A produção começou vencendo como Melhor Roteiro Original, para Bong Joon Ho e Jin Won Han. Quando subiu ao palco, o diretor e roteirista dedicou o primeiro prêmio da Academia para a Coreia do Sul, embora tenha lembrado que o roteiro não foi feito para representar um país. Porém, a cerimônia foi ainda mais frenética. Parasita levou o prêmio não apenas de Melhor Filme Internacional, como também Melhor Filme, superando Coringa, O Irlandês e Era Uma Vez em… Hollywood.
Ao receber ainda um quarto prêmio, como Melhor Direção, Bong Joon Ho não escondeu a emoção e homenageou Martin Scorsese, com quem disputou o prêmio; assista ao momento.
A genialidade de Kristen Wiig e Maya Rudolph
#Oscars Moment: @MayaRudolph and Kristen Wiig can do it all. pic.twitter.com/44yWPGJYNv
— The Academy (@TheAcademy) February 10, 2020
Se há duas apresentadoras que roubaram a cena na noite foram Kristen Wiig e Maya Rudolph, que apresentaram as categorias de Melhor Design de Produção e Melhor Figurino. Elas começaram fingindo que estavam abaladas demais para apresentar o prêmio, depois assumiram: “isso foi encenação. Somos atrizes!”, falaram aos risos do público. A intenção da dupla era mostrar a todos os diretores seus respectivos alcances dramáticos e, quem sabe, descolar uns novos trabalhos. No lugar delas, você não faria o mesmo?
Reunião de dubladoras de Frozen
.@IdinaMenzel, @AURORAmusic and nine of the world's Elsas just took to the stage for a performance of "Into the Unknown." #Oscars pic.twitter.com/2QUW67HYiS
— The Academy (@TheAcademy) February 10, 2020
A apresentação de “Into The Unknown”, de Frozen II, foi emocionante ao reunir dubladoras de vários países. Apesar do Brasil ter ficado de fora, o momento foi muito bonito por incluir tantas nações na apresentação e terminou com a voz poderosa de Idina Menzel.
Primeiro apresentador com Síndrome de Down
Zack Gottstagen fez história no evento de 2020 ao se tornar o primeiro apresentador com Síndrome de Down da história do Oscar. Ele subiu ao palco ao lado de Shia LeBeouf para entregar o prêmio de Melhor Curta-Metragem. Os dois contracenaram no filme The Peanut Butter Falcon e fizeram bonito no palco do evento.
Apresentação surpresa de Eminem
En 2003 #Eminem ganó el #Oscar a Mejor Canción por Lose Yourself. ¡Pasaron 17 años para que llegara esta presentación! 👏🏽❤️🎵pic.twitter.com/orXSp603fg
— Cultura Colectiva (@CulturaColectiv) February 10, 2020
O rapper Eminem surpreendeu a todos ao subir no palco e cantar “Lose Yourself”, do filme 8 Mile - Rua das Ilusões. A canção venceu o prêmio do Oscar em 2003, época em que Eminem, ironicamente, não compareceu à cerimônia. Nas redes sociais, o músico ainda brincou por ter conseguido sua segunda chance.
Cochilo de Scorsese
Martin Scorsese reacts to Eminem's "Lose Yourself" performance #Oscars pic.twitter.com/ic1XeJPmSf
— MTV NEWS (@MTVNEWS) February 10, 2020
Não bastasse o show inesperado, houve ainda outro fato inusitado durante a apresentação do Eminem: o diretor Martin Scorsese deu uma pequena cochilada. O momento foi percebido pelos fãs e até mostrado por um dos perfis oficiais da Netflix no Twitter.
Zoeira com Cats
A purrfect #Oscars moment brought to you by #CatsMovie stars James Corden (@JKCorden) and @RebelWilson https://t.co/H2hY1ylHPx pic.twitter.com/nggEbdclm1
— The Hollywood Reporter (@THR) February 10, 2020
Para apresentar o prêmio de Melhores Efeitos Visuais, os atores James Corden e Rebel Wilson subiram ao palco vestidos como gatos - uma singela referência a Cats, filme que foi bastante criticado pelo uso de computação gráfica para adaptar o musical da Broadway. Para incorporar de vez os personagens felinos, os dois ainda brincaram com o microfone do palco.
Billie Eilish faz apresentação emocionante
A apresentação surpresa de Billie Eilish foi no In Memorian, momento em que a Academia relembra os profissionais que morreram no último ano. Para o momento, a artista fez uma performance emocionante de “Yesterday”, dos Beatles - confira como foi.