O Oscar 2021 certamente foi um marco para a história da premiação. Em sua 93ª edição, a cerimônia teve de se adaptar à realidade da pandemia, realizando um evento menor em escala presencial, mas recheado de atrações e novidades para manter a atenção dos espectadores.
Realizada na noite de domingo (25), a premiação que sagrou Nomadland como o grande vencedor, teve discursos emocionantes, homenagem a clássicos e até uma inesperada dancinha.
Confira abaixo os melhores momentos do Oscar 2021:
O tocante discurso do diretor de Druk: Mais Uma Rodada
Thomas Vinterberg remembers his late daughter in moving acceptance speech: "This is a miracle that just happened—and you're a part of this miracle. Maybe you've been pulling some strings somewhere, I don't know. But this one is for you." https://t.co/LsffGKAhao #Oscars pic.twitter.com/V2qbmMcHpp
— Good Morning America (@GMA) April 26, 2021
O filme dinamarquês Druk: Mais Uma Rodada levou o troféu de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2021. Ao receber o prêmio, o diretor Thomas Vinterberg executou um tocante discurso em que dedicou a vitória à Ida, sua filha, que faleceu em 2019. Citando que a garota faria participaria do longa antes de perder a vida em um acidente automobilístico, Vinterberg disse às lágrimas que “se alguém acredita que ela está aqui conosco de alguma forma, vai poder vê-la celebrando e aplaudindo conosco. Acabamos fazendo este filme para ela, como seu monumento. Então, Ida, este é um milagre que aconteceu. E você é parte dele. Talvez você esteja mexendo uns pauzinhos aí".
Daniel Kaluuya reflete sobre momento íntimo de seus pais
A CHINELADA QUE ESPERA ELE KKKKKKK pic.twitter.com/QLwZKJShCF
— academy award winner daniel kaluuya (@Iadyhepburn) April 26, 2021
Daniel Kaluuya subiu ao palco do Oscar 2021 para receber o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por sua performance em Judas e o Messias Negro. Após refletir sobre a responsabilidade de interpretar uma figura histórica como Fred Hampton e agradecer ao colega LaKeith Stanfield, Kaluuya refletiu sobre uma questão no mínimo peculiar: “É incrível. Minha mãe conheceu meu pai, eles fizeram sexo, é incrível. Entende o que quero dizer? Estou aqui, entende? Estou muito feliz de estar vivo, então vou comemorar esta noite”. Mais inusitada que essa fala é a reação da mãe do ator, que estava na plateia - confira acima.
Steven Yeun relembra Exterminador do Futuro 2 com carinho (e assombro)
Ao apresentar a categoria de Melhores Efeitos Visuais, o ator Steven Yeun relembrou quando assistiu a O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final com sua mãe. O astro de Minari lembrou que foi ao cinema aos 7, e se surpreendeu na cena em que a cabeça de T-800 explode e quando o Exterminador abre a pele do próprio braço para mostrar os mecanismos robóticos. “Lembro de olhar para minha mãe de canto de olho para saber se podia mesmo assistir aquilo, e ela fingiu que me levou para assistir de propósito. Ou talvez ela tenha adorado ver uma mãe poderosa dar uma surra em robôs do futuro com seu filho em 1991”.
O fofo e atrapalhado discurso de Yuh-Jung Youn
Best Supporting Actress Winner Yuh-Jung Youn's acceptance speech was hysterical. Watch the full thing: https://t.co/LsffGKAhao #Oscars pic.twitter.com/a23mys9amE
— Good Morning America (@GMA) April 26, 2021
O momento já era emocionante, já que a atriz Yuh-Jung Youn subia ao palco como a primeira sul-coreana a vencer Melhor Atriz Coadjuvante, por seu trabalho em Minari. Mas a estrela não poderia ter sido mais carismática. Depois que Brad Pitt anunciou sua vitória, a atriz de 73 anos subiu ao palco visivelmente emocionada em conhecer o americano: "Brad Pitt! Prazer em conhecê-lo! Onde você estava quando estávamos filmando em Tulsa?". Depois, falando sobre os erros de pronúncia de seu nome, cometidos por pessoas ao redor do mundo, ela disse: "hoje, vocês todos estão perdoados!". Como se não bastasse, Youn ainda terminou dizendo que não acredita em competições: "como eu poderia ganhar de Glenn Close?".
Harrison Ford relembra duras notas de edição de Blade Runner
"Why do we need the third cut to the eggs?"
— Good Morning America (@GMA) April 26, 2021
Harrison Ford shares edit notes for one of his movies. Guess which film. https://t.co/LsffGKAhao #Oscars pic.twitter.com/X7P0TxLKaO
Para apresentar a categoria de Melhor Edição, Harrison Ford leu algumas notas de edição que Blade Runner recebeu após uma exibição de testes. Duras, algumas delas reclamavam da narração, a duração de cenas como Deckard ao piano, diálogos e flashbacks confusos, e as piores ainda acusavam o longa de ser “maçante” e “ficar pior a cada exibição”. Por fim, Ford disse que essas notas podem ajudar a entender por que o processo de edição pode ficar “um pouco complicado”, em referência às várias modificações que o longa recebeu até ganhar um corte do diretor Ridley Scott em 2007.
Glenn Close requebra ao som de “Da Butt”
Glenn Close is a national treasure.#DaButt#Oscarshttps://t.co/ScDUrk0xaG pic.twitter.com/pgv8XQ1lrb
— Good Morning America (@GMA) April 26, 2021
Em um segmento inédito na premiação, os convidados participaram de um quiz em que deviam dizer se determinada canção foi indicada, venceu o Oscar ou nenhum dos dois. Glenn Close foi questionada sobre “Da Butt”, canção de Experience Unlimited, que fez parte do filme Revolução Estudantil de Spike Lee. Após lamentar que a música não foi indicada pela Academia, ela requebrou ao som da batida. Confira o momento acima.