Bastien Vivès

Créditos da imagem: Bastien Vivès/Reprodução

HQ/Livros

Notícia

Festival de Angoulême cancela exposição de Bastien Vivès após protestos

Obra do quadrinista é conhecida por fazer apologia a incesto e pedofilia

Omelete
1 min de leitura
16.12.2022, às 12H30.

Após uma série de protestos e petições online, o Festival de Angoulême confirmou o cancelamento da exposição de Bastien Vivès, quadrinista mais conhecido por Polina, mas cuja obra menos conhecida faz apologias a pedofilia e incesto. De acordo com a organização do festival, que acontece em janeiro, o evento foi cancelado para não “colocar em risco um autor e até, possivelmente, em algumas semanas, os próprios participantes no festival” (via Público).

Desde que Vivès foi anunciado, diversos grupos de combate e prevenção à violência sexual abriram petições online pelo cancelamento, enquanto vários participantes do festival lembraram o histórico de polêmicas envolvendo o quadrinista.

Fora de suas publicações mainstream, Vivès assina títulos como Petit Paul, que conta a história de um garoto de dez anos com um pênis grande, La Décharge mentale, que traz relações incestuosas, e Le Chemisier, que traz um retrato hipersexualizado de personagens femininas.

O Festival de Angoulême acontece entre 25 e 29 de janeiro, com algumas exibições acontecendo até março.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.