O Rage Against the Machine, que não toca ao vivo há cinco anos, sinaliza um possível retorno. Na noite da última terça (17), o grupo lançou um site com contagem regressiva chamado prophetsofrage.com. A página contém uma contagem regressiva que se encerra em 1º de junho e um campo para deixar um endereço de e-mail.
Quem se cadastrar recebe uma mensagem com a letra "Clear the way to the prophets of rage" ("Liberem o caminho para os profetas da raiva", em tradução livre), que pertence à música "Prophets of Rage", do Public Enemy.
Também há uma hashtag com a frase Take the Power Back, que é o nome de uma das músicas do RATM. A mesma mensagem, com a frase do Public Enemy e a hashtag, apareceu em cartazes ao redor de Los Angeles. Veja:
Has anyone seen these mysterious posters appearing around Los Angeles? #TakeThePowerBack https://t.co/UhG07gziJz pic.twitter.com/UomEzhRR5u
— FlippenMusic (@flippenmusic) 17 de maio de 2016
Outro indício de um envolvimento do Public Enemy no projeto é o fato de Chuck D, integrante do grupo, ter postado em seu Twitter, no mesmo dia, uma apresentação do RATM de 2010.
Em outubro do ano passado, o baixista Tim Commerford disse que o RATM ainda é uma banda e, apesar de o grupo não tocar ao vivo, eles ainda se encontram com frequência. Na ocasião, Commerford fez seu primeiro show com sua nova banda, Wakrat. O vocalista Zack de la Rocha e o guitarrista Tom Morello compareceram a apresentação.
O último show do Rage Against the Machine foi em 2011, em Los Angeles. No ano anterior, o grupo veio ao Brasil para tocar no festival SWU. Em 2015, o grupo lança o DVD Rage Against the Machine: Live at The Finsbury Park, com um documentário sobre o show realizado em Londres por conta de um protesto contra músicas de reality show - saiba mais.
Você pode conferir "Take The Power Back" e "Prophets of Rage" nos players abaixo: