Adam McKay, o diretor de Não Olhe Para Cima, afirmou nas redes sociais que o presidente brasileiro Jair Bolsonaro "definitivamente diria para as pessoas não olharem para cima". A declaração, uma referência aos negacionistas da sua sátira na Netflix, vem em resposta a um artigo do ministro Ciro Nogueira n'O Globo, em que o político comparou o cometa do filme ao Partido dos Trabalhadores (PT).
No filme, a frase "olhe para cima" virou um lema para alertar as pessoas de que o cometa que vinha em direção à Terra era real, como comprovaram os estudos de cientistas, e era necessário mobilizar governos e fazer algo a respeito se quisessem salvar a humanidade. Havia, porém, quem entoasse o discurso contrário, como empresários e a própria presidente dos Estados Unidos, que diziam não acreditar nos fatos -- mas que tinham uma saída planejada para o momento em que o cometa atingisse o planeta.
Vale notar, porém, que a fala de McKay tem pouco a ver com apoio político a um ou outro partido, mas sim à postura negacionista que Bolsonaro tem publicamente desde o início da pandemia, questionando não apenas a gravidade da Covid-19, que já matou mais de 600 mil brasileiros, como também a eficácia e a segurança das vacinas -- ambos com respaldos claros em estudos científicos.
- Crítica: Com sátira segura, Não Olhe para Cima é o filme mais inofensivo de Adam McKay
- Jennifer Lawrence fala de disparidade salarial em Não Olhe Para Cima
- Não Olhe Para Cima | Leonardo DiCaprio ajudou a reescrever cena 15 vezes
O filme de Adam McKay tem um elenco impressionante formado por nomes como Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Timothée Chalamet, Chris Evans, Himesh Patel, Matthew Perry, Ron Perlman, Mark Rylance, Cate Blanchett e mais.
O filme está disponível na Netflix.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).