Paraíso, filme alemão que vem fazendo sucesso na Netflix, guarda uma série de reviravoltas para o final de sua história – e, aqui, vamos destrinchar o desfecho do filme. Mas atenção: há spoilers adiante, então leia apenas se você realmente quiser saber o que acontece.
Vamos começar recapitulando. O filme acompanha a história de Max e Elena, que vivem em um mundo no qual as pessoas podem “doar” (leia-se vender) anos de vida em troca de dinheiro. No processo, os doadores envelhecem, e os receptadores rejuvenescem. Max trabalha para a empresa responsável pelo procedimento, a Aeon, como “gerente de doação” – ou seja, é ele quem convence potenciais doadores, geralmente pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A vida de Max e Elena vira de ponta cabeça, no entanto, quando um incêndio destrói o apartamento de ambos, deixando-os com uma dívida enorme. O banco então cobra a garantia que havia sido oferecida: 40 anos da vida de Elena, que se vê repentinamente idosa.
Não demora para Paraíso entregar sua primeira reviravolta e revelar que foi Sophie Theissen, criadora da Aeon, quem recebeu os anos de Elena. Desesperado, Max descobre uma clínica clandestina que realiza o procedimento e resolve sequestrar Sophie e levá-la para lá com Elena, de forma a reverter o que foi feito.
Acontece que o protagonista descobre que, na verdade, sequestrou Marie, filha da empresária. Já na Lituânia, onde está em busca da clínica clandestina, o casal é confrontado pelo grupo Adão, que luta contra as práticas da Aeon, e sua líder Lilith.
Lilith revela que todos os infortúnios de Max e Elena foram orquestrados por Sophie. Muitos anos atrás, Max deveria ter convencido a mulher a doar para a empresária, mas os dois acabaram se apaixonando e deixando os negócios de lado. A vilã então encomendou o incêndio criminoso e, não contente, mandou matar o potencial receptador de Max, para que o casal não pudesse dividir entre si os anos de vida cobrados pelo banco.
Os militantes levam os três para um galpão, para onde atraem Sophie e sua equipe de segurança. Max tenta convencer a empresária a adentrar o local, mas a situação logo escala para uma troca de tiros. Um dos novos líderes de segurança de Sophie, Victor, é exposto como um agente duplo, que estava a serviço do grupo Adão. Ele é morto, mas não sem antes balear Sophie.
Em meio à confusão, Max e Elena resolvem levar Marie para a clínica clandestina, e a mulher deixa de ter dúvidas sobre o procedimento quando a jovem tenta atirar nela. Ele, no entanto, tem uma crise de consciência e tenta convencer a esposa a recuar, já que Marie é inocente e não compactua com as visões da mãe. Elena, no entanto, resolve seguir adiante e ordena que Max desça do veículo em que eles estavam. Ela segue em frente e realiza o procedimento, recuperando seus anos de vida às custas de Marie.
A jovem mais tarde consegue se reunir com sua mãe, que sobreviveu por estar usando um colete à prova de balas. Ela pede que Sophie doe seus anos para ela, mas a vilã se recusa, dizendo que está perto de avançar em novas descobertas científicas.
Enquanto isso, Elena e Max seguem suas vidas separados. Ela, jovem de novo, aparece grávida, beijando um homem em uma praia; ele, por sua vez, a observa de longe. Max então entra em um carro e vemos que ele se juntou ao grupo Adão. O veículo segue em direção a um prédio da Aeon, possivelmente para um ataque.