O cantor Liam Payne, que faleceu nesta quarta-feira (16), aos 31 anos, ficou conhecido mundialmente por fazer parte do One Direction, uma das boy bands mais vendidas de todos os tempos, com mais de 70 milhões de discos vendidos mundialmente. Nascido em Wolverhampton, na Inglaterra, Payne começou sua carreira na indústria musical com apenas 14 anos, quando foi um competidor no The X Factor em 2008, mas acabou eliminado prematuramente do programa. Ele voltou dois anos depois e foi colocado em um grupo junto com Harry Styles, Niall Horan, Louis Tomlinson e Zayn Malik. Eles ficaram em terceiro lugar no programa e, em seguida, assinaram com a Syco Entertainment de Simon Cowell.
Após uma trajetória de sucesso meteórico, entre 2010 a 2016, o quinteto anunciou uma pausa por tempo indeterminado, o que levou todos os cinco integrantes a seguirem carreiras solo.
No ano seguinte, em 2017, Payne estreou como cantor solo com o single Strip That Down, em parceria com Quavo, do grupo Migos, alcançando o top 10 nos Estados Unidos e o terceiro lugar em seu país natal, o Reino Unido. Ele lançou seu primeiro e único álbum solo, LP1, em dezembro de 2019, que alcançou o 17º lugar no Reino Unido. No início deste ano, ele lançou seu último single, Teardrops, junto com uma versão acústica.
- Liam Payne fez diversas publicações menos de uma hora antes de notícia da morte
- Liam Payne adiou lançamento de novo disco solo dias antes de morrer
Payne já havia comentado sobre os problemas com vícios e suas lutas com o álcool e pensamentos suicidas. No ano passado, o cantor revelou que havia completado mais de três meses de sobriedade:
"Estou me sentindo incrível, realmente muito bem, e o apoio dos fãs tem sido muito, muito bom, então estou super feliz".
Em maio de 2023, Payne revelou que estava trabalhando em seu segundo álbum, sobre o qual afirmou que teria mais controle criativo do que em seu álbum de estreia. Ele agendou suas primeiras datas de turnê solo para a América Latina em setembro de 2023. No entanto, Payne foi forçado a adiar a turnê quando foi hospitalizado em agosto de 2023 devido a uma infecção renal.
O cantor deixa um filho de sete anos, Bear Grey Payne, fruto de seu relaciomento com a ex-mulher Cheryl Cole, além de duas irmãs mais velhas, Nicola e Ruth Payne, e dos pais, Karen Payne e Geoff Payne.