HQ/Livros

Notícia

DC Comics anuncia nova diretoria - e decisão afeta os filmes da Warner

Jim Lee, Dan DiDio e Geoff Johns agora estão à frente da editora

20.02.2010, às 00H00.
Atualizada em 25.11.2016, ÀS 05H02

dc comics

Esperado desde setembro, quando foi formada a DC Entertainment e Paul Levitz deixou o cargo de publisher, o anúncio dos novos líderes da DC Comics foi divulgado esta semana. E os principais nomes são bem conhecidos dos leitores: Jim Lee, Dan DiDio e Geoff Johns.

Lee e DiDio vão dividir o cargo de publisher (chefe editorial), enquanto Johns ganhou o título de Chief Creative Officer (diretor de criação). Junto a eles assumiram os executivos John Rood, agora Vice-Presidente de Vendas, Marketing e Novos Negócios, e Patrick Caldon, Vice-Presidente de Finanças e Administração. Todos respondem a Diane Nelson, a executiva que assumiu a DC Entertainment em setembro.

Nos releases e comunicados de cada um dos novos empossados, divulgados primeiramente no blog oficial da DC The Source, a proposta maior da nova equipe é buscar sinergia para os investimentos da empresa em quadrinhos, filmes, games, animações e assim por diante.

Geoff Johns, por exemplo, explica que seu novo cargo o manterá escrevendo séries como Lanterna Verde, Flash, Brightest Day e Batman: Earth One, mas também lhe concede um papel de direcionamento criativo não só em todos os quadrinhos DC, mas também nos filmes derivados da editora. Ele menciona, por exemplo, que já conversou com o diretor Martin Campbell, o ator Ryan Reynolds, o roteirista Michael Goldenberg e vários outros envolvidos no filme do Lanterna Verde para afinar a representação do personagem.

Jim Lee e Dan DiDio, por sua vez, estarão mais ligados nos quadrinhos. A divisão do cargo do publisher entre os dois parece ter sido feito para agradar os fãs ardorosos - que detestam DiDio (e suas decisões criativas, que levam inclusive a brigas com criadores) mas confiam em Lee. Este, aliás, torna-se agora a contraparte perfeita na DC de Joe Quesada, editor-chefe da Marvel. Os dois vêm de carreira como desenhistas, iniciadas na década de 1990 (embora Lee seja bem mais famoso).

"Nossa missão é reinventar a DC Comics de forma a prepará-la para os desafios e oportunidades neste mundo em mutação veloz. Com a estrutura de co-publishers, poderemos estar em vários lugares ao mesmo tempo, tanto literal quanto metaforicamente; para melhor posicionar a DC como um dos grandes motores criativos que abastece e define muito da cultura pop mundial e ao mesmo tempo garantindo que vamos lidar e redefinir o que faz dos personagens DC tão sensacionais", explicam Lee e DiDio em comunicado conjunto.

Aguarde mais novidades sobre os novos empossados em breve.

Leia mais sobre a DC Comics