A foto da semana mostra Lebron James acertando uma cesta e ultrapassando a marca de Kareem Abdul-Jabar, que já durava 39 anos, e se tornando o maior pontuador da história da NBA - a liga de basquete profissional dos Estados Unidos. Ao fundo, o fundador da Nike, Phil Knight era a única pessoa que estava com os olhos fixos no jogador, no lance e não no seu celular.
Pois Phil Knight será interpretado por Ben Affleck em Air - A História Por Trás do Logo, filme programado para chegar aos cinemas em abril - inclusive aqui no Brasil. O próprio Affleck dirige o longa-metragem que conta a história que transformou não só a Nike, mas também os esportes e até a cultura de rua, quando eles conseguiram convencer um novato chamado Michael Jordan a assinar um contrato com eles e não com a Converse, que patrocinava a maioria dos grandes jogadores da época.
Apenas para ilustrar rapidamente a importância deste acordo: em 2022, a marca Jordan teve um faturamento de 5,1 bilhões de dólares. Como Michael tem direito a 5% destas receitas, ele recebeu cerca de 255 milhões de dólares, mais do que o dobro do salário que ele ganhou em toda a sua carreira como jogador - 90 milhões de dólares.
O elenco ainda tem Matt Damon como Sonny Vaccaro, o executivo responsável por convencer os pais de Michael, interpretados aqui por Viola Davis e Julius Tennon. Outros nomes do elenco são Jason Bateman, Chris Messina, Matthew Maher, Marlon Wayans e Chris Tucker.
A história do longa é descrita como "o esforço de longa data da marca para contratar o jogador de basquete, Michael Jordan, para sua empresa de calçados em meados dos anos 1980". A negociação de Jordan parecia impossível para a época, mas "graças ao vendedor de tênis", se tornaria a relação mais significativa entre uma marca esportiva e um atleta.
O roteiro foi escrito por Alex Convery em 2021 e figurou na "Black List", pilha de roteiros muito bons, mas que ninguém teve coragem de pegar e produzir, até que a Amazon Studios comprou os direitos e contratou os amigos Affleck e Damon para atuar nele, com o próprio Affleck dirigindo.
Ah, Michael Jordan não aparece no filme.
Air - A História Por Trás do Logo estreia no dia 6 de abril.